A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço interno do seu píer privado, passando de 11,50 para 12 metros. A formalização do aumento ocorreu na semana passada.
A homologação foi concedida pelas autoridades marítima e portuária e a praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios. A alteração possibilita ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, 2.000 toneladas de granéis líquidos por navio.
PUBLICIDADE
"Os investimentos em dragagem e em melhorias nas estruturas marítima e terrestre garantem segurança e agilidade às operações e redução do custo do frete”, avalia José Paulo Fernandes, diretor-presidente da companhia.
Após as recentes campanhas de dragagem, o berço externo do píer privativo passou para 12,8 metros e o berço interno para os atuais 12 metros. A estrutura tem capacidade para receber navios de 229 e 190 metros de comprimento, respectivamente.
No ano passado, a Cattalini movimentou mais de 5,1 milhões de toneladas de granéis líquidos, um aumento de 18% em relação a 2021. Os resultados foram impulsionados, principalmente, pelas exportações de óleos vegetais e biodiesel e pelas importações de derivados de petróleo e soda cáustica.