Braço logístico compra locomotivas
A Rumo Logística, braço da Cosan, assinou contrato para adquirir 50 locomotivas da General Eletric por US$ 130 milhões. A aquisição foi fechada durante visita do presidente da GE, Jeffrey Immelt, ao Brasil. As locomotivas serão utilizadas para transportar açúcar do interior paulista até o porto de Santos através de um acordo de parceria entre a Rumo e a ALL, fechada no final de 2009. A informação é do presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana Neto.
Segundo o executivo, a previsão inicial era comprar 79 locomotivas usadas e reformá-las mas optou-se pela compra de 50 locomotivas novas, do modelo AC44, de 4.400 HP. A entrega das locomotivas terá início entre abril e maio. "A compra das locomotivas faz parte do projeto da Rumo de exportar até 10 milhões de toneladas de açúcar até 2014", disse Fontana. Deste total, de 30% a 35% deverão ser de produtos da Cosan e o restante virá de terceiros.
"Iremos vender serviços de transporte para outros clientes que podem ser tradings e outras usinas", disse Neto. Segundo ele, os recursos para a compra vieram do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "As linhas já foram aprovadas em conjunto com o projeto da ALL", disse ele.
Além das 50 locomotivas, a Rumo também fechou a compra de 729 vagões para o transporte do açúcar. "Será a primeira vez que o açúcar será transportado em vagões desta forma", acrescentou. A encomenda de vagões foi feita para a Random e para a Amsterd Maxion, do grupo Iochpe Maxion a um custo total em torno de US$ 120 milhões.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Eduardo Magossi
DA AGÊNCIA ESTADO)