Receba notícias em seu email

MSC

Brasil e Panamá firmam memorando de cooperação em logística e comércio exterior

Brasil e Panamá assinaram, nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, durante visita oficial do presidente da República panamenho, José Raúl Mulino, memorando de entendimento entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Autoridade do Canal do Panamá. O objetivo é uma parceria para fortalecer a cooperação em infraestrutura logística, transporte marítimo e comércio exterior. O Panamá é o principal parceiro comercial do Brasil na América Central, com fluxo de US$ 934,1 milhões em 2024.

O memorando, que terá duração inicial de dois anos, podendo ser renovado, prevê intercâmbio de informações sobre portos e transporte marítimo, desenvolvimento de novas rotas para as exportações brasileiras via Canal do Panamá e estudos sobre descarbonização e seus impactos econômicos. Estão previstas também ações de capacitação em gestão portuária e logística, troca de tecnologias para modernização do setor e iniciativas ambientais, incluindo redução de emissões e gestão de águas de lastro.


PUBLICIDADE



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a presença do presidente panamenho em Brasília como o começo de uma nova relação entre Brasil e Panamá, após 17 anos sem visita oficial de um chefe de Estado daquele país. “A aproximação deve gerar avanços no comércio, na ciência e na tecnologia, e a relação precisa ser uma via de duas mãos, em que todos ganham”, disse Lula.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira