A Brasil Terminal Portuário (BTP) deu início a operações com carga geral solta em seu terminal, localizado na margem direita do porto de Santos. Com o novo serviço, o terminal passa a operar break bulk, sustentada por uma plataforma rolante. “Com a nova modalidade, que tem seu foco no mercado de cargas de projeto e maquinário, a BTP amplia o leque de serviços oferecidos aos seus clientes. A operação de carga solta será realizada no terminal a cada 15 dias, podendo passar a semanal, conforme a demanda de mercado”, explica Alan Lear, diretor Comercial da BTP.
O serviço utiliza navios tipo roll-on roll-off. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação por meio dessa modalidade apresenta crescimento no porto de Santos, com aumento de movimentação de 28,7% em relação à 2012, totalizando 4,3 milhões de toneladas de cargas soltas movimentadas em 2013.
PUBLICIDADE
Em um primeiro acordo com a Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), a BTP será responsável pelo agendamento, armazenagem, movimentação e embarque de cargas gerais soltas do armador. A disponibilização deste serviço irá aumentar a capacidade de atendimento do terminal no porto de Santos. No dia 22 de abril, a BTP operou em seu terminal o navio Tasco, do tipo ro-ro e de bandeira norueguesa. Entre os itens embarcados, estavam cargas de projetos como britadeiras, equipamentos de tratamento de água e geradores elétricos.
A BTP anunciou recentemente sua projeção de movimentação de carga conteinerizada, atualizando o número para 691 mil TEUs a serem movimentados em 2014. O principal fator que impossibilita a empresa atingir sua capacidade atual instalada de 1,2 milhão de TEUs anuais ainda em 2014 é o atraso na conclusão dos serviços de dragagem do canal do porto de Santos. O novo volume toma como base a expectativa da empresa em ter o canal com 14,6 metros.