SÃO PAULO - A Brasil Terminal Portuário (BTP) informou nesta terça-feira, 08, que recebeu a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para operar a fase 2 do seu terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos. A licença é complementar à primeira, emitida em 17 de julho deste ano.
Conforme a empresa, a nova licença contempla a extensão total do cais (1.108 metros acostável), o complemento da área do pátio de contêineres, que totaliza 280 mil m² e outras edificações do terminal, como a área de apoio aos motoristas e a área destinada à fumigação de contêineres (procedimento para desinfestação de materiais).
"Essa conquista representa uma etapa fundamental rumo à operação do nosso terminal em plena capacidade de movimentação de carga conteinerizada", afirma o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson. A empresa iniciou em 14 de agosto suas operações comerciais, de forma parcial, pois só tem capacidade para receber navios de até 7,5 mil TEUs.
Para poder iniciar as operações com toda a capacidade instalada para contêineres, equivalente a 1,2 milhão de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), a BTP aguarda a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal de navegação e do acesso ao terminal, pela Secretaria de Portos (SEP) e pela Autoridade Portuária de Santos (Codesp). Com isso, o terminal da empresa poderá receber navios de capacidade de 9,2 mil TEUs. A empresa lembrou que a conclusão da dragagem está prevista para outubro, conforme inicialmente informado pela SEP.
Desde que iniciou operações, o terminal da BTP já operou 21 navios, movimentando um total de 17.992 TEUs.
Fonte: LUCIANA COLLET - Agencia Estado
PUBLICIDADE