MSC

Cabedelo - Porto bate recorde histórico

O porto de Cabedelo encerrou o mês de agosto com 206,585 mil toneladas de carga movimentada. Esse número representa a maior movimentação de carga de todos os tempos, desde a inauguração do porto, em 1935. O dado demonstra um incremento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a movimentação de carga foi 174,601 mil toneladas, conforme o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome. Segundo ele, esses resultados superam, inclusive, a maior movimentação de carga que havia acontecido em maio de 2011, que foi de 185,530 mil toneladas.

A expectativa é de que o porto de Cabedelo tenha fechado setembro com a mesma movimentação registrada durante todo o ano de 2010, que foi de 1,371 milhão de toneladas. “Até o final do ano, esse número deve ser superado em pelo menos 350 mil toneladas”, avalia Wilbur, salientando que o constante aumento na movimentação de carga vai exigir a reforma e expansão da estrutura portuária paraibana. Ele lembra que o governador Ricardo Coutinho já entregou os projetos de expansão à Secretaria dos Portos.

Segundo o presidente da Companhia Docas, o incremento da movimentação se deve especialmente à indústria da construção civil, principalmente no transporte de insumos de cimento, e ao transporte de trigo, que representa uma média de 10 mil toneladas/mês. “Extraordinariamente, em agosto foram movimentadas 30 mil toneladas de trigo”, observa Jácome, citando ainda o incremento da exportação do minério ilmenita para a China, e ainda a movimentação de combustíveis, como álcool, gasolina e diesel.

PUBLICIDADE

MCI




      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira