A navegação noturna em Paranaguá estava restrita a navios de até 210 metros. O porto já recebeu navios de até 335 metros de comprimento, mas com autorização especial da Capitania.
PUBLICIDADE
A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina foi iniciada no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Antes do início dos trabalhos, havia pontos com 13,10 metros de profundidade. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. A draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no lote 1. No lote 2 – que abrange o acesso ao porto de Antonina – uma segunda draga de menor porte irá realizar os trabalhos.
Desde 2010, o número de acidentes no trabalho caiu mais de 50% nos portos do Paraná. De um total de 166 casos registrados em 2010, chegou a 116, em 2011, e, até outubro deste ano, não passou de 80. A queda é gradativa e está ligada aos esforços em tornar o local de trabalho seguro. De acordo com a gerência de operações do Ogmo, do total de acidentes no trabalho portuário, menos de 5% são casos graves.