Navalshore 2024

Câmara Municipal defende passagem do píer ao Município

A passagem do píer de São José do Norte ao domínio do Município vem sendo defendida pelos vereadores nortenses como possibilidade para que a Prefeitura Municipal explore aquele atracadouro, construído pela União.
O vereador Claiton Irevi Coelho (PP), atual presidente do Legislativo, manteve reunião, recentemente, com o superintendente do Porto do Rio Grande, engenheiro Jaime Ramis, para discutir esse tema, considerando que o píer está sendo depredado por embarcações que, ali, atracam e que nada pagam, assim como por vândalos. Irevi entende que o píer apresenta-se com possibilidade de exploração pelo próprio Município, que pode, através de um plano bem elaborado, oferecer serviços às firmas de barcaças e barcos pesqueiros, como fornecimento de água potável e, inclusive, pontos de telefonia, através da cobrança dos serviços de atracamento.
Também recentemente, os vereadores Luiz Carlos Costa (PP) e Alexandre Carinha Novo (PSDB) agendaram reunião com o engenheiro Ramis, quando visitaram a sede da Superintendência para discutir a dragagem do canal Miguel da Cunha, que será realizado sob responsabilidade da administração do porto rio-grandino.
Durante o encontro, o superintendente Jaime Ramis, além de um completo relato sobre o trabalho que o porto vem realizando, no sentido de agilização para a contratação de draga para o procedimento da operação de dragagem do canal, também se manifestou com referência ao píer, que disse estar fora do perímetro do chamado "porto organizado" e que, portanto, não deveria estar sob responsabilidade do Estado. Ramis salientou que existe possibilidade e que a administração do porto vê com bons olhos a passagem do domínio daquele píer para o Município e que, para tanto, está aberto ao entendimento para que a superintendência portuária encontre uma solução no sentido de promover as reformas necessárias para a revitalização do local.
O vereador Luiz Carlos Costa lembrou que o píer, além de estar sendo depredado, mostra-se um local propício ao desenvolvimento da prostituição juvenil, fato que já foi, inclusive, discutido quando de encontro no Foro, com a presença de autoridades, considerando o fácil acesso ao local, pela inexistência de segurança e pelo grande número de embarcações, tanto de carga geral quanto pesqueira, que ali atracam.
"Entendo que, com a realização de obras de recuperação do píer, como muradas de proteção, recuperação dos postes de iluminação e construção de portão e guarita, para o impedimento da entrada de estranhos ao local, o píer poderá ser explorado pela Prefeitura, com ganhos ao Município e, paralelamente, com redução de um ponto de facilitação para a prostituição juvenil", salientou o vereador.

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira