Receba notícias em seu email

Navalshore

CAP de Rio Grande debate questões de interesse nortense

Na última reunião do CAP (Conselho de Autoridade Portuária), realizado na última semana,dia 21, na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande, foram tratados temas diversos de interesse para São José do Norte.

Além do presidente do conselho, Ayres Apolinário, participaram do encontro, o superintendente do porto, Dirceu Lopes, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Claudemir Bragagnollo; o capitão-dos-portos do Estado, capitão-de-mar-e-guerra Sergio Luiz Vasconcellos; o engenheiro do Dnit Edimar Gonçalves e, representando o Poder Executivo de São José do Norte, o membro conselheiro daquele órgão Mario Almeida, diretor da Secretaria Municipal de Governo.

Uma das pautas colocadas em discussão foi a questão do transporte hidroviário entre São José do Norte e Rio Grande, que já foi motivo de audiência pública e vem causando uma série de transtornos à comunidade usuária. A SUPRG informou que estará, em breve, agendando reunião com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Agência Estadual de Regulamentação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, a fim de buscar solução definitiva para o transporte, considerado essencial para os dois municípios envolvidos.

Outra questão importante levantada durante o encontro foi a duplicação da BR-392, que oferece acesso ao Porto do Rio Grande. Os membros do CAP solicitaram alterações na estrutura, incluindo pontes elevadas e rótula que devem facilitar o tráfego de cargas. O CAP reivindicou ao Dnit que seja considerado no projeto o trânsito de veículos até o canal de acesso à Barra, o que facilitará futuramente o transporte aquaviário de cargas até São José do Norte pelo local.

Conforme projeto encaminhado ao Dnit, em 2010, pelo prefeito José Vicente Ferrari, a VRS-301 - Estrada da Barra, em São José do Norte, deverá ser recuperada, sofrendo alterações na sua rota devido à instalação de estaleiro no local. As alterações contemplam a ligação da estrada com a BR-101, possibilitando que o escoamento do porto seja feito também pelo Município.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Assessoria






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira