A sede da Capitania dos Portos em Penedo tem um novo agente em seu comando. Tomou posse na última sexta-feira, 14, o Capitão-Tenente Alexandre Nascimento Santos, oficial que substitui o também Capitão-Tenente Tadeu Henrique dos Santos na missão de atuar na área de cobertura da agência, território que abrange 280 km de extensão e se estende da praia do Pontal do Peba até a hidrelétrica de Xingó, situada entre Piranhas-AL e Canindé do São Francisco-SE.
A solenidade realizada na sede da agência contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, inclusive do Capitão-de-Fragata André Pereira Meire, que responde pela Capitania dos Portos em Maceió. Durante seu discurso, o novo agente fluvial destacou o acolhimento e a riqueza que encontrou em Penedo, ressaltando ainda a importância do Rio São Francisco, “o mais charmoso”, como frisou. O Capitão-Tenente Alexandre Nascimento elogiou a atuação de seus antecessores, o heroísmo dos que integram a Marinha do Brasil e citou que trabalhará com “espírito de grupo e comprometimento”, sem deixar de lado o bom humor.
O novo agente fluvial acaba de deixar o Rio de Janeiro para assumir o cargo em Penedo, caminho inverso ao de seu antecessor, o Capitão-Tenente Tadeu Henrique dos Santos, destacado para o Instituto de Pesquisa da Marinha, conforme declarou à reportagem do aquiacontece.com.br. Além das lembranças e do enriquecimento em seu currículo, o oficial levará consigo um penedense, Lucas, seu filho, nascido na cidade histórica durante seu período de permanência no município ribeirinho.
Além das formalidades da solenidade militar, o Capitão-Tenente Tadeu Henrique foi homenageado pela entidade que representa os aquaviários – responsáveis por transporte em embarcações – que atuam em Xingó e também pela SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha) de Penedo, representada por seu presidente, Murilo Rezende, e o vice, Eduardo Regueira. Durante os agradecimentos, o oficial declarou que “as pessoas estão entendendo a importância que a Marinha tem a região”.
Fonte:aquiacontece.com.br/ Fernando Vinícius