A Capitania dos Portos do Espírito Santo abriu inquérito para investigar um vazamento de óleo ocorrido na manhã de ontem, quarta-feira (21), próximo ao Porto de Tubarão, em Vitória. Segundo a Capitania, o óleo vazou de uma embarcação que realizava serviços para a Arcelor Mittal. Ainda de acordo com a capitania, duas embarcações da Transpetro ajudaram a conter o vazamento.
A Chata "Boussole" fazia serviços de dragagem no Terminal de Barcaças Oceânicas da Arcelor, em Praia Mole, quando ocorreu o acidente, por volta das 12h30. Segundo a empresa, a embarcação de apoio teve um problema, o que acarretou em um vazamento de óleo de baixa proporção.
Ainda de acordo com a Arcelor Mittal, o derramamento de óleo ficou contido nas adjacências do terminal, e às 15h todo o material já havia sido recolhido. A empresa também informou que todas as ações cabíveis foram tomadas e que as operações estão paralisadas até que haja nova liberação pela Capitania dos Portos.
Uma equipe do núcleo de acidentes ambientais do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) também esteve no local. De acordo com Iema, a empresa proprietária da embarcação que presta serviço a Arcelor deverá apresentar um relatório comprobatório das causas do acidente e da destinação correta dos resíduos oleosos gerados.
Fiscais do instituto retornarão ao local hoje, quinta-feira (22) e continuarão a acompanhar o caso. O prazo para a conclusão do inquérito da Capitania dos Portos é de 90 dias.
Fonte: Do G1 ES
PUBLICIDADE