A Cargill, empresa do setor do agronegócio, informou na segunda-feira (1º) que transportou, em 5 de julho, 110,971 mil toneladas de milho pelo Rio Tapajós num comboio com 36 barcaças, de Miritituba a Santarém, ambas no Pará. Para o trajeto, foi usado um empurrador de alta capacidade, com 6.400 HP de potência. Segundo a empresa, foi o maior volume transportado em uma única viagem na Região Norte.
De acordo com a companhia, a operação com as 36 barcaças foi um teste em busca de ganho de eficiência no transporte de produtos como milho e soja. A Cargill explicou que usa rota fluvial no Pará para escoar grãos produzidos em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul até o Terminal Fluvial de Granéis Sólidos de Santarém.
PUBLICIDADE
Operado pela empresa desde 2003, o terminal teve, em 2018, sua capacidade de embarque aumentada para 4,9 milhões de toneladas por ano para atender as necessidades da escoamento da Cargill. A companhia atua no fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais, em parcerias com produtores rurais em vários estados do Brasil.

















