"O cenário atual de energias  renováveis traduz oportunidades para a CDC, uma vez que estes  equipamentos, para chegarem a sua origem, que são os parques eólicos  localizados na região Nordeste, contam com mais de uma modalidade de  transporte, tendo como principal o marítimo. Lá vamos encontrar os  principais representantes do mercado e teremos a oportunidade de  divulgar nosso novo pátio pavimentado de 40 mil metros quadrados",  explica Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão  Portuária da CDC.
Nos últimos dois anos, os equipamentos eólicos  tiveram destaque na pauta de movimentação do Porto do Mucuripe. Somente  no ano passado, foram movimentadas 43.142 toneladas frente a 33.149  toneladas movimentadas em 2011, representando um incremento de 30%.
De  acordo com a assessoria de imprensa da CDC, os principais clientes do  terminal marítimo, no momento, são a Alstom Grid, Suzlon, Vestas,  Siemens e General Eletric.
O porto dispõe, aos clientes de  equipamentos eólicos, de pátio pavimentado de 131 mil m² (alfandegado) e  pátios privados localizados na retroárea do terminal. Por razão da  conclusão da obra do Novo Terminal Marítimo de Passageiros, espera-se  que, até o fim do ano, essa capacidade de armazenamento seja ampliada em  30%. O empreendimento compreende a construção de um novo cais de  atracação com 350 metros de extensão e 13 metros de profundidade, uma  nova estação de passageiros e um pátio pavimentado de 40 mil m². "No  período de baixa estação turística, que compreende os meses de maio a  setembro, o terminal poderá receber navios com carga conteneirizada e  carga de projeto", esclarece Mário Jorge.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE

















