Receba notícias em seu email

MSC

CGL considera o Porto Chibatão inapto para operar o novo entreposto no Pará

O entreposto do Polo Industrial de Manaus, que será instalado no município de Santarém (PA), está ameaçado porque a empresa inicialmente dada como vencedora da licitação encontra-se com irregularidades na documentação. Por unanimidade, a Comissão Geral de Licitação (CGL) considerou o Porto Chibatão inabilitado para construir e operar o entreposto, segundo informações divulgadas pelo órgão.

A análise dos documentos iniciou no dia 16 de janeiro e terminou na última quarta-feira (4). De acordo com o órgão, a empresa de logística teve um prazo de oito dias úteis para regularizar a documentação e não o fez. Diante disso, uma nova licitação poderá ser realizada.


PUBLICIDADE



O edital do certame foi lançado em janeiro do ano passado e o processo deveria durar entre 45 e 50 dias, mas o processo licitatório foi impugnado devido à falta de imóveis disponíveis, em Santarém (PA), que atendessem às exigências da dimensão de terreno (10 mil metros quadrados) proposto no edital. Com a pendência resolvida, as empresas ganharam um novo prazo para concorrer. O Porto Chibatão foi o único a formalizar sua participação na concorrência pública.

O entreposto da Zona Franca em Santarém seria o quarto complexo desse tipo no País, e atenderia mercados consumidores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir da rodovia Santarém-Cuiabá. Os outros estão localizados em Resende (RJ), Uberlândia (MG) e Ipojuca (PE).

As vantagens dos entrepostos são várias. Para as fábricas, o recolhimento do ICMS é suspenso, pago somente na saída do produto do local, redução de estoques de produtos acabados nas fábricas e redução de dias na logística de entrega dos produtos para o varejo.

Com o entreposto, o governo do Amazonas fortalece um dos setores que mais gera arrecadação de impostos e mantém a economia operando com vigor. Para o município sede do entreposto, há a geração de empregos, diretos e indiretos, além da atração de empresas de transporte para a região.

A CGL deverá informar sua decisão à Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-AM) ainda essa semana. Procurado pelo jornal A CRÍTICA, o Porto Chibatão não quis comentar o caso.

Fonte: A Críitca (Manaus)






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira