O Recife ganhará um centro logístico de peças para manutenção e reposição de máquinas para construção civil. O grupo chinês XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), que tem parceria no Brasil com a Êxito Importadora & Exportadora S/A e anunciou recentemente a instalação de um centro de distribuição e uma montadora no Complexo de Suape, investirá US$ 3 milhões na unidade, somente em peças, com o intuito de agilizar a entrega aos clientes da marca no País. A área onde ficará o centro ainda não foi definida, mas o grupo quer utilizar os armazéns do Porto do Recife, através do qual fará a distribuição no Brasil.
Com a construção do centro no Recife, que deve ficar pronto ainda este ano, a empresa chinesa penetra no mercado brasileiro. E o Recife se destaca nesses planos, já que, além desta unidade, haverá aqui um outro centro em breve. “Dos investimentos que estamos fazendo no Brasil, os maiores estão em Pernambuco, pela boa parceria que temos com a Êxito, além da questão logística e do crescimento do Estado”, justifica o vice-presidente financeiro da XCMG, Hu Xiang Yang.
A unidade atuará principalmente em quatro linhas de equipamentos: máquinas para compactação, terraplanagem, pavimentação de asfalto e caminhão guindaste. Em relação a este último, a empresa é líder na fabricação em todo o mundo. A XCMG, que fechou o ano de 2009 com um faturamento de US$ 10 bilhões, importa pelo menos 15% de sua produção, e o Brasil representa apenas 2,5% do mercado externo. “Estamos com foco em 12 países e no Brasil a expectativa é elevada. Queremos que esta participação suba para 4% no próximo ano”, revela o executivo, que comprova em números o bom desempenho no Brasil: “A XCMG Brasil já comercializou somente este ano cerca de 350 máquinas, contra as 200 vendidas em 2009”.
De acordo com o diretor de Comércio Exterior da Êxito, Rubens Azevedo, o potencial em Pernambuco é grande. “Cerca de 80% das máquinas utilizadas nos empreendimentos somente em Suape são da XCMG”, conta. A empresa, 10ª maior do mundo no segmento, será pioneira no Norte/Nordeste, distribuindo para toda a América Latina.
Fonte: Folha de Pernambuco/SARAH ELEUTÉRIO
PUBLICIDADE