O Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede) recebeu a visita, na tarde de ontem, terça-feira (28), de investidores chineses interessados na exploração e exportação de minério de ferro. O grupo, que foi recebido pelo presidente do Cede, Ivan Bezerra, foi atraído pelo porte e pela localização estratégica e privilegiada do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Eles são da empresa Shangai Jimeng Industrial e pretendem coletar o minério disponível no Nordeste, mantendo o Ceará como base de apoio para o escoamento dessa matéria-prima.
Na ocasião, o presidente da Empresa, Liu Quon Xian, procurou o Governo do Estado em busca de apoio no que diz respeito à redução de impostos e custos para a montagem da infraestrutura que a Empresa precisa no Porto. De acordo com o diretor da Adece, Eduardo Neves, a construção do píer com a correia transportadora de minério de ferro já estava prevista no projeto de ampliação do Cipp e deverá ficar pronto em 2014.
Liu Quon Xian explicou que deseja trabalhar com cooperativas de pequenos e médios mineradores e se comprometeu a elaborar e encaminhar ao Cede um projeto detalhado sobre as atividades que planeja executar no Estado. Na manhã desta quarta-feira (29), a comitiva realizou uma visita técnica e guiada ao Porto do Pecém, onde estão conferindo de perto toda a estrutura do Complexo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cede/Jully Gomes
PUBLICIDADE