O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCI) divulgaram um edital para convidar interessados em elaborar projetos sobre transporte aquaviário e construção naval. O objetivo é apoiar financeiramente propostas que contribuam com o desenvolvimento tecnológico do país.
As propostas devem ser enviadas, até o dia 5 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado será divulgado no Diário Oficial da União e no site do CNPq a partir de outubro. Ainda segundo o edital, o apoio financeiro será liberado no mês de novembro. O projeto deve ser claramente caracterizado como pesquisa científica, tecnológica ou de informação. Para permitir a adequada avaliação pela comissão julgadora, deverão ser informados, por exemplo, itens como qualificação do problema abordado; objetivos e metas a serem alcançados; metodologia; orçamento detalhado; cronograma; e identificação dos participantes do projeto.
As propostas serão aprovadas se atenderem a um dos seguintes temas:
- Tecnologias de embarcações: metodologias e ferramentas de projeto; embarcações especiais; arquitetura naval; estruturas e materiais; hidrodinâmica do navio; propulsão e sistemas especiais; manobrabilidade; automação e controle;
- Construção naval: infraestrutura e layout de estaleiros; projeto para manufatura; organização da produção; planejamento e controle da produção; tecnologia de fabricação específica da construção naval; gestão da cadeia de suprimentos; gestão de operações de construção naval; manutenção e reparo naval;
- Projeto de gestão de sistemas marítimos e fluviais: gerenciamento de operações de embarcações e sistemas de transporte aquaviário; planejamento e análise de sistemas logísticos marítimos e fluviais;
- Segurança da navegação, do transporte aquaviário e da salvaguarda da vida humana no mar: sistemas; equipamentos e simuladores visando à segurança do transporte aquaviário e da navegação e proteção do meio-ambiente;
- Economia e políticas de construção naval e transporte aquaviário: estudos comparativos de modelos de políticas marítimas praticados em países competidores e estudo dos impactos econômicos relacionados à indústria da construção naval e ao transporte aquaviário no Brasil.
Recursos e prazos
Os trabalhos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado em R$ 8 milhões - R$ 500 mil para cada projeto. O investimento é oriundo do Fundo de Transporte Aquaviário e Construção Naval (CT-Aquaviário) e será liberado em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.
O edital também informa que uma parcela mínima de 30% dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Os projetos escolhidos devem ter o prazo máximo de execução de 24 meses. A data pode ser prorrogada mediante apresentação de justificativa e autorização formal do CNPq.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE