O anteprojeto básico necessário como etapa anterior à licitação do berço quatro do Porto de Natal será apresentado no próximo dia 30 de outubro, segundo informou o diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Emerson Fernandes. A elaboração do anteprojeto é necessária para fornecer as informações que comporão o certame para ampliação do cais.
De acordo com Emerson Fernandes, a Codern está trabalhando de maneira simultânea à elaboração do anteprojeto, na intenção de que o processo licitatório seja deflagrado imediatamente após a apresentação do plano anterior ao certame.
PUBLICIDADE
“Estamos acompanhando paulatinamente, passo a passo, a elaboração desse projeto, para que cada dado que, extraído do projeto, a gente tenha que colocar no edital, nós já irmos inserindo, de maneira que não vamos perder nenhum tempo em relação a isso”, explica o presidente da empresa.
A ampliação do cais do Porto de Natal prevê a construção de uma nova área de 220 metros que formará um único berço unido ao berço três. Com a ampliação, se formará um berço único com 360 metros, já que o berço de número três possui hoje 140 metros de comprimento. “Estaremos em condições de receber navios de características maiores de forma muito tranquila”, garante o presidente.
Novo projeto
Um novo projeto com previsão para ter andamento em 2015 é o de uma nova dragagem para aprofundamento do calado operacional do Porto. A última dragagem realizado no Porto de Natal ampliou o calado operacional de 10 metros para 12,5 metros, em 2012. A nova pretensão, segundo o presidente, é de ampliar de 12,5 para 15 metros, o que possibilitará que o Porto receba embarcações que necessitam de maiores profundidades para navegar.
“Isso só os recursos que nós conseguirmos junto à Secretaria de Portos (SEP) é que vão dizer. Temos que trabalhar sempre de acordo com os recursos. Esse é um projeto que nós estamos colocando para 2015”, visa o diretor.
Fonte: Ascom CDRN