A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), recebeu autorização do Ibama para retomar a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. Teve emitida, também pela autoridade ambiental, a Licença de Instalação para realizar mais dois trechos de dragagem de manutenção, empreendimentos contratados pela Secretaria de Portos (SEP), através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, para estabelecer cota de -15 metros para navegação no Porto de Santos. _ Assessoria de Imprensa.
Restando apenas cerca de 5 por cento de serviços para conclusão do aprofundamento do canal para 15 metros, o trabalho deve ser iniciado após a chegada das dragas. A área final é o trecho IV, situado em frente ao Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa.
A Licença de Instalação para dragagem de manutenção tem validade até 23 de dezembro deste ano, abrangendo os trechos II, do entreposto de pesca à Torre Grande e III, da Torre Grande ao Armazém 5. O trecho I, da Barra ao Entreposto de Pesca, já teve a manutenção executada. O trecho IV, até a Alemoa, só será realizado sob nova licença após a conclusão do aprofundamento para 15 metros.
Os serviços serão realizados pelas dragas Xin Hai Feng, com capacidade para 18 mil metros cúbicos e chegada prevista ainda para este mês e Hang Jung 5001, com capacidade para 5 mil metros cúbicos, prevista para chegar em fevereiro. Os serviços ocorrerão em paralelo, com prazo de conclusão previsto para quatro meses.
Fonte: SEP
PUBLICIDADE