O Porto Itapoá (SC) evitou o consumo de mais de 1,18 milhão de litros de combustível em 2024, o equivalente à não emissão de mais de 4 mil toneladas de gases do efeito estufa (GEE), graças a investimentos superiores a R$ 160 milhões na modernização e ampliação de sua frota de equipamentos. Entre as ações, destacam-se a aquisição de 10 RTGs híbridos, que consomem três vezes menos diesel e proporcionaram a economia de 890 mil litros, e de 20 Terminal Tractors elétricos, que evitaram o consumo de 290 mil litros desde agosto de 2024.
Além da redução no consumo de diesel, a implementação de práticas de manutenção ampliou a vida útil de óleos lubrificantes e filtros, resultando em economia de 15 mil litros de óleo e 500 filtros. O óleo utilizado é reciclado, reforçando a política de sustentabilidade do terminal.
PUBLICIDADE
O Porto Itapoá também reafirmou seu compromisso ambiental ao assinar o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A administração destacou que o terminal de uso privado vem obtendo reconhecimentos como o Selo Ouro do GHG Protocol e a certificação internacional I-REC. Em 2023, o terminal obteve 98,33 pontos no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sendo premiado como o porto privado mais sustentável do Brasil.