O governador do Ceará, Cid Gomes, acompanhado por uma comitiva, visitaram, ontem, o Porto de Huelva, em Sevilha, na Espanha. O objetivo do grupo era conhecer a tecnologia e o funcionamento de "caixões de concreto" do porto, que é tido como o mais importante para o mercado interno espanhol.
Os caixões compõem um modelo de construção de quebra-mar que é utilizado em vários portos europeus, mas que ainda não chegou ao Brasil. O Governo cearense estuda a possibilidade de trazer a tecnologia para o Porto do Pecém. A novidade causaria um menor impacto ambiental na região e eliminaria necessidade da utilização de "descarregamento de pedras".
A viagem do grupo prossegue por outros países da Europa durante a semana. Hoje, o governador visita a fábrica de trens Vossloh, em Valência, ainda na Espanha. A empresa deverá fazer uma parceria com o grupo que fornece vagões para o Cariri.
No dia seguinte, o grupo se encontrará com empresários espanhóis, em Barcelona. Depois, a comitiva segue para a Itália, onde acontecerá uma visita à fábrica de trens AnsaldoBreda,empresa que fornece os trens para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Até a gora, a empresa já entregou dois, de um total de vinte trens previstos.
No domingo (6), o grupo deve chegar em Amsterdã, na Holanda, para, no dia seguinte, conhecer o maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Na segunda-feira (7), a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, no dia seguinte, visitar a empresa de McGregor de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.
Além do governador, a comitiva é composta pelo secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, pelo presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e por Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.
Fonte: Diário do Nordeste(CE)
PUBLICIDADE