Uma comitiva do governo japonês visitou, na última quinta-feira (12), o Porto de São Francisco do Sul (SC) para conhecer as instalações utilizadas nas exportações de grãos, como milho e soja, destinadas ao Japão, um dos principais mercados para o terminal catarinense. Composta por 11 integrantes, entre eles funcionários do Ministério da Agricultura do Japão, a equipe percorreu a área operacional e subiu a bordo de um navio que estava carregando soja com destino à Ásia.
Guilherme Medeiros, diretor de Operações e Logística do Porto, destacou que a visita faz parte do planejamento japonês para garantir a segurança alimentar nos próximos anos, sendo o porto estratégico na logística asiática. Há dois dias, quarta-feira (11), ocorreu em São Paulo o encontro "Diálogo Brasil-Japão", com a participação do governo de Santa Catarina, representado pelo secretário Ivan Amaral e o presidente do porto, Cleverton Vieira, além de empresários e investidores.
PUBLICIDADE
O Porto de São Francisco do Sul é o maior de Santa Catarina e o 7º maior do Brasil em movimentação de carga, tendo atingido em 2023 o recorde de 16,8 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao ano anterior. O porto é responsável por 42% das importações de aço no Brasil e 80% da soja exportada por SC.