Empreendedores ligados à importação e exportação de mercadorias, fornecedores, bem como os empresários que têm interesse em inserir-se no contexto da internacionalização comercial têm encontro marcado com a Companhia Docas da Paraíba na noite desta quarta-feira (01), a partir das 18h30, no restaurante Buongustaio, em João Pessoa.
É que nesta noite a Compahia Docas realizará a apresentação de uma parceria público-privada que promete desenvolver o fluxo de mercadorias entre a China e o Brasil, mais conhecida por Missão Paraíba-China. O objetivo, de acordo com o presidente da Docas/PB, Wagner Breckenfeld, é ampliar os destinos das exportações paraibanas e, consequentemente, diminuir a dependência do Estado em relação a mercados considerados tradicionais.
Segundo Wagner, a Companhia Docas pretende coordenar um projeto em consórcio com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e a Agência de Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos-Apex, que prevê, dentre outras atividades, a visita de empreendedores paraibanos aos portos chineses, às maiores feiras multimodais do mundo, aeroportos e estações de trem, para que os empresários conheçam melhor o mercado e a infraestrutura chinesa. Além disso, os executivos paraibanos também terão encontros com empresarios chineses, para prospectar novos mercados. Wagner afirma que o intuito é incluir a Paraíba nas tendências mundiais de fluxo de mercadorias e a China é um dos principais mercados desses novos fluxos.
“A Paraíba será bastante beneficiada com essa Missão. Na oportunidade os paraibanos promoverão seus produtos por meio de rodadas de negócios, reuniões com representantes de governo chinês e assim poderão prospectar novos clientes e fornecedores chineses para suas empresas em vias de internacionalização, já que a China promove as maiores feiras multimodais do mundo e pode divulgar os produtos paraibanos no mercado oriental”, disse Wagner Breckenfeld, destacando ainda que os dois países possuem uma grande diversificação substancial, o que pode proporcionar a complementaridade das produções.
De acordo com o gerente comercial do Porto de Cabedelo, Francisco Paquet, que fará a presentação do projeto aos empresários paraibanos na noite desta quarta-feira (01), a ação é estratégica para o terminal paraibano e para o desenvolvimento da Paraíba. “O porto de Cabedelo está buscando outros nichos comerciais para a inserção dos produtos paraibanos e a China é uma grande oportunidade. O fluxo de importação e exportação desse país fica atrás apenas dos Estados Unidos”, disse Paquet.
Cronograma da Missão Paraíba-ChinaO cronograma prevê a viagem de empresários paraibanos à China, onde permanecerão durante 17 dias realizando diversas atividades voltadas ao conhecimento do mercado local e à divulgação da mercadoria brasileira. Na oportunidade, os visitantes passarão pelas cidades de Guangzhou, Shanghai e Beijing, onde participarão de feiras multimodais, inclusive a Canton Fair, uma das maiores feiras multisetires do mundo e diversas rodadas de negócios.
Fonte: ClikPB/Assessoria
PUBLICIDADE