No último dia de compromissos no continente asiático os gestores da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro e da Cearáportos , o presidente Danilo Serpa, estiveram reunidos com a diretoria do Shanghai East Container Terminal (SECT), Joint Venture da APM Terminals com o Governo Chinês.
O Governo Chinês detém 51% da Shanghai International Port Group, enquanto a dinamarquesa APM, 49%, da área portuária de Pudong - Waigaoqiao, Terminal que integra o Porto de Shanghai.
PUBLICIDADE
“Na China os portos, aeroportos e ferrovias são considerados estratégicos para o desenvolvimento do País, por isso, o governo faz sociedades com empresas líderes desses setores, mas mantendo a maioria das ações”, aponta o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa.
Em 2003 o Porto de Shanghai deu início a organização como porto, área industrial e freezone; na época ocupavam o quinto lugar no ranking mundial em movimentação. Após os ajustes, chegaram ao primeiro lugar do ranking no ano de 2010.
A APM Terminals possui sociedade em outros nove portos chineses, e está presente no Porto do Pecém, desta vez na operação de contêineres.
“A versatilidade e eficiência da APM Terminals tem colaborado com os resultados alcançados pela Cearáportos. Nossos operadores possuem essa característica, de inovação e eficácia nas tarefas, contribuindo assim, para o crescimento do Porto”, afirma, Danilo.
De acordo com o presidente da companhia, os dias na Ásia foram de trocas muito valiosas das práticas cearenses e orientais, além das oportunidades de relacionamento e negócios.
Fonte: Ascom Cearaportos