O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Espengler, fez palestra sobre “A Questão Ambiental do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul” na tarde desta quinta-feira (9), na Uesc.
Na ocasião foram discutidos, entre outros temas, o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste e os benefícios que os novos empreendimentos vão levar para a região.
Espengler destacou o cuidado da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com as questões ambientais. “Estamos elaborando um plano eficiente de gestão das Unidades de Conservação locais, a exemplo da APA Lagoa Encantada".
Também está sendo feito o plano de gestão da qualidade do ar, ante os impactos dos novos transportes. O evento foi organizado pela Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).
O objetivo foi promover o compartilhamento de informações com estudantes, professores e sociedade, com divulgação das novidades e andamento das atividades do Complexo Intermodal Porto Sul.
“Estamos dando continuidade às discussões já previamente iniciadas com toda a sociedade da região para a implantação deste projeto. O foco, nesta quinta foi a questão ambiental e o projeto diretor do Porto Sul. Tiramos as dúvidas".
Quem garante é o secretário da Seinp, Roberto Benjamim. Para o professor Gesil Amarante, as discussões foram produtivas. “Ouvir a comunidade é importante, na medida em que os moradores sabem das demandas regionais”.
Visando atender à demanda profissional com o Porto Sul, a Uesc está implantando os cursos de Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.
Cada curso, com entrada no segundo semestre de 2011, oferece 40 vagas anuais por curso, já incluídas no próximo vestibular da instituição. As inscrições estão abertas até o dia 30 deste mês.
Fonte: Jornal A Região
PUBLICIDADE