Receba notícias em seu email

MSC

Costa Filho apresentou no Senado plano de investimentos em portos e hidrovias

Durante audiência pública no Senado, na última terça-feira (8), o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou o plano de trabalho da pasta para os próximos dois anos, destacando investimentos em aviação, modernização portuária e infraestrutura hidroviária. A audiência foi realizada em conjunto pelas comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional, a pedido dos senadores Confúcio Moura, Professora Dorinha Seabra e Augusta Brito.

No setor portuário, o ministro destacou a movimentação recorde de 474 milhões de toneladas em 2024 e o papel dos portos nas exportações brasileiras. O senador Marcos Rogério defendeu uma abordagem intermodal para a infraestrutura nacional. 


PUBLICIDADE



A senadora Tereza Cristina cobrou agilidade na liberação de licenças ambientais para hidrovias, consideradas fundamentais para a redução de custos logísticos. Costa Filho alertou para o atraso do Brasil na exploração desse modal, comparando com os EUA e a Europa, e anunciou investimentos de R$ 940 milhões em 2025, incluindo R$ 372 milhões para dragagem. Os senadores Jayme Campos e Esperidião Amin elogiaram os planos, com Amin sugerindo uma análise estatística mais precisa baseada no ano de 2019.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira