Durante audiência pública no Senado, na última terça-feira (8), o ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou o plano de trabalho da pasta para os próximos dois anos, destacando investimentos em aviação, modernização portuária e infraestrutura hidroviária. A audiência foi realizada em conjunto pelas comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional, a pedido dos senadores Confúcio Moura, Professora Dorinha Seabra e Augusta Brito.
No setor portuário, o ministro destacou a movimentação recorde de 474 milhões de toneladas em 2024 e o papel dos portos nas exportações brasileiras. O senador Marcos Rogério defendeu uma abordagem intermodal para a infraestrutura nacional.
PUBLICIDADE
A senadora Tereza Cristina cobrou agilidade na liberação de licenças ambientais para hidrovias, consideradas fundamentais para a redução de custos logísticos. Costa Filho alertou para o atraso do Brasil na exploração desse modal, comparando com os EUA e a Europa, e anunciou investimentos de R$ 940 milhões em 2025, incluindo R$ 372 milhões para dragagem. Os senadores Jayme Campos e Esperidião Amin elogiaram os planos, com Amin sugerindo uma análise estatística mais precisa baseada no ano de 2019.