Costura difícil - Negociações seguem para a MP 595

O governo negocia a antecipação da renovação dos contratos de concessão de terminais arrendados em portos públicos em troca de investimentos. A medida, pedida pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), é uma das alternativas compensatórias aos operadores portuários, que temem a concorrência dos terminais privativos autorizados a movimentar para terceiros sem a obrigatoriedade de carga própria, a partir da MP 595.

O ministro Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos, disse que se os contratos permitirem renovação e houver intenção de investimentos, o governo fará um estudo de viabilidade técnica e econômica para possivelmente autorizar a renovação antecipada. A ABTP estima que seus associados investirão cerca de R$ 11 bilhões com a aprovação da renovação dos contratos.

Já os terminais privados cujos contratos são anteriores à Lei 8.630, por sua vez, já iniciaram o previsível movimento em direção ao judiciário para garantir a adaptação de seus contratos a fim de prorrogá-los. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirma que a decisão de relicitar os terminais teve por base a falta de amparo legal para a extensão dos contratos. Mas um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) de julho de 2011 tem sido usado pelos terminais como base de argumentação em favor das prorrogações.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira