Receba notícias em seu email

MSC

Crescimento continuado

Tesc investe em processos e equipamentos, cresce em 2013 e tem boas perspectivas para 2014 - O Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc), localizado no porto de São Francisco do Sul (SC), pretende ampliar em 2014 o atendimento às operações especiais — moldadas para atender a um determinado cliente. Com bom desempenho em 2013, o terminal amplia seus horizontes e conta com uma nova operação de cabotagem para o Nordeste, que movimentará uma média de 750 contêineres/mês.


PUBLICIDADE



Segundo a direção do terminal, uma operação que vem atraindo novos armadores é o embarque de produto a granel (soja e milho) em contêiner. Só entre os meses de fevereiro e maio já está programado o embarque de 51 mil toneladas de soja em contêiner para a Ásia. O terminal tem como meta para este ano consolidar a operação de produtos siderúrgicos, que já foi a principal carga movimentada em 2013.

O Tesc teve desempenho 10,7,% melhor em 2013 do que em 2012 na movimentação de granéis e 18,7% em produtos siderúrgicos. Ao todo, foram movimentados mais de 77 mil TEUS, 822 mil toneladas em granéis e mais de dois milhões de toneladas em produtos siderúrgicos. O terminal movimentou ainda 11 mil toneladas em outras cargas.

O ano de 2013 foi marcado ainda por pontuais recordes de movimentação. Já no primeiro trimestre do ano, no início de março, o Tesc realizou o, até então, maior embarque de grãos em contêiner em uma só escala do país: 137 contêineres estufados com soja, totalizando 2,7 mil toneladas. Em julho o recorde foi na movimentação de embarcações de bobinas de aço laminadas. Consolidando a parceria de mais de uma década com o grupo ArcelorMittal, o Tesc operou, em um mês, 200 mil toneladas da carga em 19 navios e barcaças.

Em agosto o terminal voltou a bater recordes na modalidade grão em contêiner. Desta vez foram 200 contêineres estufados com soja e milho embarcados em uma só escala. O processo foi realizado por meio de uma parceria com a BR-Agri, que desenvolveu uma logística específica para esse tipo de exportação.

Em julho o terminal obteve a certificação ISO 14001, de gestão ambiental. Para atender aos requisitos da norma, foi elaborado um plano de trabalho para treinamento dos colaboradores, melhoria da infraestrutura e adequação aos procedimentos exigidos. Também foram criadas uma área coberta para vistoria de carga perigosa e uma Brigada de Emergência dentro do Tesc, que já recebeu treinamento e equipamentos.

No fim de setembro o terminal começou a operar com um novo scanner para análise de carga de contêineres. O equipamento, da SmithsDetection, possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). O investimento no aparelho foi de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

Outro sistema instalado em 2013 é o sistema de Gestão Portuária Openport Web, que gerencia as operações de carga geral e a granel e permite o planejamento e a programação dos recursos operacionais, navios e mercadorias. Através da coleta de dados on-line, nas operações de carga e descarga do navio e nas operações de pátio e armazém, as informações são disponibilizadas em tempo real pela Internet.

Foram aplicados R$ 5 milhões em empilhadeiras e um novo funil foi adquirido no fim do ano. O equipamento tem capacidade de 50 metros cúbicos e 80 toneladas e duas mil toneladas/hora em fluxo contínuo.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira