A movimentação de cargas nos Terminais de Uso Privado (TUP) alcançou 78,7 milhões de toneladas em outubro de 2025, com crescimento de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2024, informou nesta segunda-feira (5) a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Segundo a entidade, o destaque do mês ficou com o Porto Chibatão, em Manaus, no Amazonas, com aumento de 322,6% e 725,5 mil toneladas, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). De acordo com a ATP, outros destaques em outubro foram as movimentações do Terminal Fronteira Norte, que registrou alta de 285%, e do Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena, que cresceu 217,5%.
O resultado de outubro reflete, de acordo com a ATP, o crescimento de movimentação de vários tipos de carga. No caso dos granéis sólidos, o volume chegou a 47,5 milhões de toneladas, com crescimento de 15,7%, enquanto os granéis líquidos somaram 23,1 milhões de toneladas, com alta de 16,7% na comparação com o mesmo mês de 2025. A movimentação de carga conteinerizada cresceu 12% em outubro, atingindo 5,1 milhões de toneladas.
PUBLICIDADE
Para o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os resultados evidenciam a importância dos TUP para o sistema portuário brasileiro, o comércio exterior e a economia do país. “O desempenho observado em outubro reforça o papel estratégico dos TUPs na movimentação portuária nacional”, disse ele.














