Representantes do Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) iniciaram nesta segunda-feira (5), em reunião em Brasília, tratativas para instalar em portos, aeroportos e terminais marítimos de passageiros sistema de identificação biométrica. O objetivo é melhorar o fluxo, reduzir filas e tempo de espera e aumentar a segurança no transporte de cargas e de pessoas.
O secretário executivo do MPor, Tomé Franca, explicou que o uso da tecnologia é considerada fundamental para que o tráfego de pessoas nos terminais brasileiros seja mais rápido e seguro. E que, para isso, o Ministério vê como estratégica a parceria com o Serpro. “Estamos discutindo o uso do programa biométrico para ter mais eficiência nos embarques e também mais segurança para quem está viajando”, afirmou.
PUBLICIDADE
A adoção da biometria para acesso a portos, aeroportos e terminais marítimos segue as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) e da Organização Marítima Internacional (IMO). O Mpor informou que o projeto será colocado em consulta pública para receber sugestões da sociedade.














