A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Paraná, anunciou nesta quinta-feira (8) o início da operação de um novo scanner para inspeção de cargas, instalado na via central do pátio de operações, em frente ao portão principal, por onde passam todos os caminhões e contêineres que acessam ou deixam o terminal. Segundo a empresa, o equipamento, o terceiro do tipo instalado no terminal e cuja instalação representou investimento de R$ 14,3 milhões, foi escolhido por sua capacidade da avaliação das cargas.
Walter Maria Junior, gerente de Tecnologia da Informação da TCP, explicou que a opção pelo modelo levou em consideração sua maior potência, estabilidade e capacidade de penetração nas cargas. Segundo ele, o equipamento permite que as fiscalizações das cargas sejam feitas com mais velocidade e precisão, com melhoria do fluxo operacional.
PUBLICIDADE
A empresa informou que todos os contêineres importados ou exportados que passam pelo terminal passam obrigatoriamente pelo processo de inspeção no scanner, com objetivo de impedir a passagem de cargas contaminadas ou produtos ilícitos. A TCP explicou ainda que conta com sistemas de monitoramento e de câmeras com tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCT), capazes de fazer uma fotografia total do veículo e da carga, além de 13 postos de segurança armada que funcionam 24 horas por dia, drones de vigilância e sistema de alarme para casos de invasão.
Kayo Zaiats, superintendente de segurança da TCP, classificou a instalação do novo scanner como fundamental para que os órgãos de fiscalização trabalhem de forma eficaz e garantam a integridade das mercadorias que passam pelo terminal. “Com esse novo equipamento, reforçamos o compromisso de investir em tecnologia de ponta em segurança para apoiar as autoridades na prevenção e no combate a atividades ilícitas", afirmou.


















