SÃO PAULO - A demora para desembarcar fertilizantes no Porto de Paranaguá neste mês já custou US$ 1,5 milhão aos importadores, de acordo com a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O cálculo considera o gasto extra da indústria para pagar a sobre-estadia dos navios. Segundo a Administração Portuária do Porto de Paranaguá e Antonina (Appa), o tempo de espera para navios com fertilizantes é de 15 dias. Atualmente, há quatro embarcações atracadas no porto e mais 14 ao largo, à espera para atracação. Pelo porto paranaense entram mais de 50% das importações de fertilizantes.
"No final, quem paga esta conta é o produtor, porque o custo é repassado até o último elo da cadeia", afirma Nilson Hanke Camargo, assessor técnico e econômico da Faep. Para o cálculo, a entidade considerou navios que carregam entre 30 mil a 40 mil toneladas, cujo prazo para desembarque varia de sete a 10 dias, e valor médio de demurrage (gastos com a sobre-estadia) de US$ 25 mil por dia. Os períodos chuvosos foram excluídos desta conta, porque a taxa não é aplicada nos casos de intempérie.
Camargo atribuiu a demora no desembarque do produto às condições do porto paranaense, que não permite navegação noturna e tem limitações de atracação. "Seria preciso ter mais terminais para descarregar fertilizantes", diz. Ele enfatiza que a preferência por Paranaguá se deve à vantagem do frete de retorno, situação na qual o mesmo caminhão que leva os grãos até o porto, retorna às áreas produtoras com fertilizantes. "Mesmo assim, a operação é prejudicada porque o porto carece de ajustes no cais para chegada dos navios e o fertilizante ainda compete com outras cargas de granéis sólidos", conta.
Importações em alta
No primeiro semestre, as importações somaram 5,933 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). O volume é 76,6% maior que em igual período de 2009, mas é inferior às 8,622 milhões de toneladas importadas nos primeiros seis meses de 2008. Em 2009, segundo a Faep, os 354 navios que chegaram a Paranaguá esperaram em média 2,76 dias para atracar. Em 2008, recebeu 275 navios, e a espera foi de 17,63 dias.
Fonte: DCI/Agência Estado
PUBLICIDADE