O diretor de Engenharia da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), Antonio de Pádua Andrade, foi nomeado secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional ontem. Mas, de acordo com a estatal que administra o Porto de Santos, o executivo permanecerá na Autoridade Portuária até que assine sua posse. Além dessa, outras mudanças aconteceram no setor.
Pádua assumiu a Diretoria de Engenharia da Codesp em novembro de 2015, na gestão do então ministro dos Portos, Helder Barbalho, que hoje é ministro da Integração Nacional e o convidou para o novo cargo. Os dois fazem parte do mesmo grupo político e são amigos há décadas.
PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), Pádua será automaticamente desligado do quadro da Codesp assim que assinar sua posse na Integração Nacional. No entanto, a vaga de diretor de Engenharia da Docas só será preenchida após uma determinação do Conselho de Administração (Consad) da estatal.
A próxima reunião dos conselheiros deve acontecer no dia 30 deste mês. Mas é possível que seja marcada uma assembleia extraordinária nas próximas semanas, para definir um nome para a pasta de Engenharia, setor estratégico na Docas, uma vez que supervisiona a infraestrutura do complexo marítimo e suas obras – como a dragagem e a construção da Avenida Perimetral.
Pelo menos três nomes são cotados para substituir Pádua na Codesp. Segundo o executivo, seu grupo político, formado por senadores do PMDB, deve definir o nome do novo diretor da Autoridade Portuária.
Nomeações
O Diário Oficial da União de ontem também trouxe a nomeação de outros executivos do alto escalão do setor portuário. Rodrigo Mendes e Mendes, que já foi secretário de Infraestrutura Portuária da extinta Secretaria de Portos (SEP), será, agora, secretário de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República – que atualmente integra o MTPAC.
Nos últimos meses, Mendes ocupou o cargo que será de Pádua. Agora, ele ficará com a vaga de Luiz Fernando Garcia da Silva, que foi nomeado assessor especial do MTPAC. O cargo era ocupado por Luiz Otávio Oliveira Campos, que foi exonerado.
Já Ogarito Linhares passou a exercer o cargo de diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos do MTPAC.
Fnte: Tribuna online