A Portocel, que opera terminais portuários em Aracruz, no Espírito Santo, e em Santos, em São Paulo, anunciou nesta quinta-feira (5) que encerrou 2025 com a maior movimentação de sua história, por causa do aumento de volume, da diversificação de cargas e da expansão da área de atuação. Segundo a empresa, no terminal capixaba, foram movimentadas 7,8 milhões de toneladas, 5,4% a mais que no ano anterior, e, no paulista, superou um milhão de toneladas desde o início das operações, em agosto de 2024.
A companhia explicou que a diversificação de cargas foi determinante para os resultados, informando que a movimentação de veículos passou de cerca de três mil em 2024 para aproximadamente 25 mil unidades no ano passado. Já o volume de granito movimentado aumentou 156%, chegando a 250,3 mil toneladas.
PUBLICIDADE
A Portocel informou ainda que em 2025 passou a operar com carretéis gigantes usados na indústria de óleo e gás, segmento em que o movimento chegou a 3,2 mil toneladas no ano. Além disso, a empresa previu expansão da movimentação de cargas de projeto, equipamentos de grandes dimensões e peso e que exigem logística especializada.
A companhia anunciou ainda a ampliação no primeiro semestre de 2026 de 100 mil metros quadrados na área alfandegada que opera no Espírito Santo e de outros 300 mil metros quadrados para atender à expectativa de aumento de demandas. Além disso, destacou que houve melhorias nos acessos rodoviários ao terminal capixaba, ampliando as condições logísticas para recebimento e escoamento de cargas.


















