Receba notícias em seu email

Navalshore

Docas: estudo não é da Abremar

A pesquisa que apontou a expectativa de movimentação de um milhão de pessoas pelo novo terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, divulgada pelo presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, na última sexta-feira (2), foi questionada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). Apontada por Holanda como uma das promotoras da pesquisa que estimou a quantidade de visitantes, a entidade afirma não ter nenhuma participação no estudo.

Em nota enviada à redação do jornal, a assessoria de imprensa declara: A Abremar "jamais realizou o estudo ao qual se refere a matéria, tampouco fez qualquer pesquisa em parceria com qualquer escritório de arquitetura ou de outro setor. Além disso, o número divulgado e anunciado na matéria, de um milhão de passageiros, se é que existe, não pertence e nunca pertenceu ou foi divulgado pela Abremar".

Procurada pela reportagem, a assessoria da CDC enviou a seguinte nota assumindo o equívoco: "A Companhia Docas do Ceará explica que, de fato, não houve nenhum estudo formal da Abremar indicando o número citado na matéria. Houve uma série de dados colhidos de diversas instituições para se chegar a este número de um milhão de pessoas, inclusive da Abremar, estudos do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Fortaleza (PDZ) e estudos feitos pelo escritório de arquitetura responsável pelo projeto, em momentos diferenciados". A Companhia Docas acrescenta que a estimativa foi montada com base em dados colhidos nos meses de alta estação para a capacidade de atracação de navios, o número de passageiros e a capacidade de circulação no espaço. "A CDC pede desculpas à Abremar e agradece ao Diário do Nordeste pela oportunidade de explicação. Qualquer dúvida, a CDC está à disposição para mostrar como fez este cálculo".

Abremar esclarece

Por sua vez, também por meio de nota, a Abremar afirma que o único estudo realizado por ela (em parceria com a Fundação Getúlio Vargas) e que envolve Fortaleza, é a estimativa de a Capital cearense receber mais de 20 mil turistas entre 2011 e 2012. "Estima-se que aproximadamente 20.534 turistas estarão a bordo dos 13 Cruzeiros que três navios farão para a região. Na temporada passada, 11 cruzeiros levaram quase 12 mil cruzeiristas", acrescenta a nota da associação, evidenciando o crescimento de 75,3%.

O novo terminal

Com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa do Mundo, o PAC Copa, a obra para a construção do novo terminal de passageiros foi orçada em R$ 118,4 milhões e tem o término previsto para os próximos 21 meses. Na última sexta-feira, o titular da Secretaria Especial do Portos (SEP), Leônidas Cristino, esteve no Ceará para assinar, na companhia do presidente da CDC, a ordem de serviço para o início das obras do empreendimento. A região do Mucuripe contam com profundidade de 14 metros e cais de atracação de 150 metros, segundo a CDC, possibilitando receber qualquer navio de passageiros em operação no mundo, atualmente.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira