Receba notícias em seu email

MSC

Docas prepara novo trecho da Av. Perimetral, na margem direita

O edital de licitação para a construção da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, no trecho entre o Canal 4 (Macuco) e a Ponta da Praia, será publicado nas próximas semanas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). As obras, que levarão 24 meses para serem concluídas, vão contemplar a remodelação da Avenida Mário Covas e a instalação de um viaduto nas proximidades do Canal 5.

Este será o segundo trecho da Avenida Perimetral em Santos. O primeiro compreende a região entre a Praça Barão do Rio Branco e o Canal 4. O planejamento executado pela Codesp visa melhorar o trânsito de caminhões em direção ao Porto de Santos e reduzir o conflito rodo-ferroviário que persiste em alguns trechos.

O projeto ainda terá mais duas etapas. Uma delas é a construção da Perimetral no trecho entre a Alemoa e o Saboó e a outra, a implantação do Mergulhão – a passagem rodoviária subterrânea em frente aos armazéns do Valongo.

No projeto que será licitado, além da remodelação da antiga Avenida Portuária, a ideia é criar um novo acesso aos veículos que seguem aos terminais instalados na região da Ponta da Praia. Para isso, está prevista a construção de um viaduto. Ele terá sua alça de acesso construída no terreno da antiga empresa de transportes Lloydbratti, na Avenida Mário Covas. E dará acesso às instalações da Libra Terminais, que ficam na região.

A área da Lloydbratti foi cedida à Docas pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para a implantação de um estacionamento de caminhões. Hoje, ela é ocupada por caminhoneiros autônomos que transportam contêineres vazios. A Codesp não informa o valor do empreendimento. Isto porque a licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), onde a estatal estipula o preço máximo que pagará pela obra. Nele, as fases da concorrência são invertidas. Primeiro, há a análise das ofertas de preço. E apenas a concorrente escolhida tem seus documentos de habilitação analisados.

Plano é  remodelar a Avenida Governador Mário Covas e criar um acesso para veículos aos terminais

ALEMOA-SABOÓ

Já o trecho da Avenida Perimetral que vai da Alemoa até o Saboó será licitado na sequência, segundo o diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira. Essa parte da via expressa portuária será dividida em três trechos. O primeiro terá 1.540metros de extensão e irá do Viaduto Paulo Benevides até as proximidades do Rio Saboó (que passa ao lado das instalações da Brasil Terminal Portuário, a BTP). O segundo envolve a construção de dois viadutos sobre o Rio Saboó.

Eles vão ordenar o fluxo de veículos em direção aos terminais e permitir que as obras sejam executadas por partes, em função das características do tráfego na região. Já a terceira etapa se estende por 1.175 metros, entre o Rio Saboó e as proximidades da Rua Senador Christiano Otoni, próximo ao futuro do Mergulhão, no Valongo. O projeto das avenidas perimetrais integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Fonte:A Tribuna Online/Fernanda Balbino






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira