MSC

Dois superportos são bem-vindos no Estado

O projeto de construção de um super porto no Espírito Santo foi um dos principais pontos discutidos ontem entre a direção do Porto de Roterdã, na Holanda, e a comitiva composto pelo governador Paulo Hartung, o vice, Ricardo Ferraço e os secretários Márcio Félix Bezerra (Desenvolvimento) e Neivaldo Bragato (Transporte e Obras Públicas).

O local onde deverá ser instalado o novo porto de águas profundas no Estado ainda não foi definido. No Programa Estratégico de Logística e Transporte (Peltes) há pelo menos três indicações de localização: em Praia Mole, Barra do Riacho (Aracruz) e Ubu (Anchieta).

Durante o encontro com o diretor internacional de Roterdã, Roger Clasquin, que também coordena o projeto de expansão do porto, o governador Paulo Hartung informou que existe a possibilidade de construir o terminal de águas profundas, voltado para o embarque e desembarque de contêineres, em dois locais diferentes.

A proposta agradou os executivos do porto holandês e os técnicos da Secretaria Nacional dos Portos que também fazem parte da comitiva que visita o setor portuário da Holanda. "O terminal de Roterdã tem 40 quilômetro de berço e já tem uma parceria com a Vale para atuar no porto que a mineradora construiu em Omã, no Oriente Médio. Além disso, fez parceria com o porto de Suape, em Pernambuco", explicou o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra.

O Estado tem hoje 1,8 km de berço e movimenta 300 mil contêineres por ano. O porto de águas profundas poderá permitir a movimentação de 1,2 milhão de contêineres por ano.

Investimento
R$ 800 milhões Este é o valor que se planeja investir num super porto em águas profundas no Espírito Santo em Praia Mole, Ubu ou Barra do Riacho.

Fonte: A Gazeta (ES) Vitória/Denise Zandonadi

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira