A administração do Porto de Itapoá, em Santa Catarina, informou que chegou à cidade, na última sexta-feira (3), a draga Galileo Galilei, que será usada na dragagem do canal de acesso ao terminal e no alargamento da faixa de areia da praia local. O equipamento, considerado um dos mais modernos do mundo no segmento, tem capacidade de cisterna de 18 mil metros cúbicos (m³).
A expectativa é de que a dragagem seja iniciada em 10 dias. Antes, serão instaladas na praia tubulações que vão transportar a areia dragada até a faixa litorânea, possibilitando a recuperação da orla. Segundo a administração portuária, o projeto elaborado para os serviços já foi aprovado, mas depende ainda da autorização dos órgãos responsáveis.
PUBLICIDADE
O processo de recuperação da orla começou em setembro com equipamentos terrestres, como escavadeiras e tratores. Eles foram usados para preparar o local para receber a tubulação. Quando ela estiver toda instalada, serão iniciadas a dragagem e a transferência para a orla do material que será retirado do canal de acesso.
Segundo a administração do Porto de Itapoá, o método que será empregado é semelhante ao usado no alargamento das praias de Balneário Camboriú, também em Santa Catarina, e na de Matinhos, no Paraná. Nos dois casos, foi usada a draga Galileo Galilei.