MSC

Draga Reem Island chega à Natal para substituir La Belle

Com capacidade para 5.600 metros cúbicos e três vezes maior que a "La Belle", o navio-draga Reem Island já se encontra no Porto de Natal aguardando a nacionalização para começar o trabalho de dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do rio Potengi.

Adriano AbreuReem Island é, aproximadamente, três vezes maior que a La BelleReem Island é, aproximadamente, três vezes maior que a La Belle

Com a draga La Belle encalhada na barra da Redinha e, oficialmente, fora da obra, a empresa Bandeirantes Construções e Dragagens, responsável pela dragagem no rio Potengi, decidiu antecipar a chegada da americana Reem Island como medida para não atrasar o trabalho, que deve ser concluído até o final do ano. Inicialmente, a Reem Island deveria aportar em Natal somente no final do mês.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A Reem Island ficará cerca de uma semana parada no Porto de Natal, aguardando a nacionalização, e depois recomeça a dragagem do rio, fazendo um trabalho exclusivamente de aprofundamento do canal. “Reorganizamos o cronograma da obra para não atrasá-la. Com isso, ainda podemos garantir que a dragagem no Rio Potengi deve ser concluída até o final do ano”, afirmou o diretor geral da empresa Bandeirantes, Ricardo Sudahia.

O trabalho feito pela La Belle, de alargamento do canal, será continuado apenas em setembro, quando aportar em Natal outra draga, a Mercey, com capacidade para 1.900 metros cúbicos. “A Reem Island é uma draga bem maior que La Belle e pode fazer todo o serviço de aprofundamento em cerca de dois meses. A Mercey, diferente do La Belle e da Reem Island, que usam a sucção para retirar a areia do fundo do rio, utiliza escavadeiras que servem para a remoção de pedras e, por ser menor que a Reem Island, poderá continuar o trabalho feito pelo La Belle nas regiões mais rasas do canal”, explicou Sudahia.

Encalhe
A draga La Belle, com capacidade para 1.000 metros cúbicos, chegou a Natal em maio e fazia a primeira parte do trabalho de dragagem do rio Potengi. Contudo, no dia 2 de agosto, a embacarção encalhou na pedra da Baixinha, localizada do lado da barra da Redinha, e a obra foi paralisada. Três tentativas frustradas de desencalhe já foram feitas e somente no final do mês deve ser montada uma nova operação para o resgate da draga, que já tem algumas avarias.

Fonte: Diário de Natal



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira