A campanha de dragagem realizada no Porto de Itajaí (SC) pela Autoridade Portuária de Santos (APS) resultou no aumento da profundidade operacional do complexo portuário. Na última sexta-feira (28), a Marinha do Brasil homologou os novos calados operacionais, garantindo maior capacidade para as operações. Desde o início do ano, a APS-Itajaí retomou a dragagem de manutenção como um de seus primeiros desafios operacionais.
“A retomada da dragagem de manutenção com eficiência foi o primeiro desafio operacional assumido pela APS-Itajaí, a partir do dia 2 de janeiro, e podemos dizer com orgulho que foi vencido por esta administração”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini. Segundo ele, os trabalhos contemplaram a dragagem dos canais interno e externo, bacias de evolução e berços de atracação, acompanhados por monitoramento de fundo para garantir a precisão das profundidades alcançadas.
PUBLICIDADE
As operações foram executadas pela draga Utrecht, com capacidade de aproximadamente 18 mil metros cúbicos (m³). No canal interno, a profundidade passou de 13,2 metros para 13,6 metros; no canal externo, de 13,9 metros para 14 metros; e na Bacia de Evolução nº1, de 12,9 metros para 13,6 metros. Dessa forma, foram atingidas as metas mínimas de 13,5 metros no canal interno e 14 metros no externo.