Foi encerrada uma etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu. Na campanha, a draga de sucção (Hopper) "HAM 316" dragou mais de quatro milhões de metros cúbicos.
De acordo com o relatório de volumetria da Van Oord, responsável pela obra, foram realizados nesta campanha de dragagem 605 ciclos (ida e volta).
PUBLICIDADE
Atualmente, o canal de acesso tem uma média de 190 metros de largura. De acordo com as cotas de profundidade, o canal interno e áreas das bacias de evolução as profundidades são de 13,5 metros, e, no canal externo, 14 metros de profundidade.
“A nossa profundidade, estando agora com 13,5 metros no canal interno e áreas de Bacia de Evolução, e, 14 metros no canal externo, garante não só a segurança de navegação, como também a prevenção de enchentes. Se não fosse a dragagem sendo feita no momento que estamos agora, com estas cotas de profundidade, certamente as enchentes teriam sido muito mais severas aqui na região de Itajaí”, destacou o diretor geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí, Jucelino dos Santos Sora.
A draga deverá retornar no final de março ou início de abril para sua última campanha deste contrato. Após seu término de trabalhos em Itajaí, uma nova draga, de aproximadamente 18 mil metros cúbicos, será enviada para atuar numa nova campanha. Atualmente, os serviços de dragagem continuam com a draga "NJORD", equipamento que injeta jatos de água no fundo do rio, dispersando os sedimentos.