Segundo a SEP, estão faltando apenas "ajustes finais", e o ministro dos Portos virá ao Ceará para anunciar o fim das obras
Até o fim deste mês devem ser concluídas as obras da dragagem do Porto do Mucuripe. De acordo com a Secretaria Especial dos Portos (SEP), 90% do projeto está pronto, faltando apenas "ajustes finais". Segundo a assessoria, o ministro Leônidas Cristino está na expectativa para anunciar a conclusão dos trabalhos. Conforme o órgão, ele virá em breve ao Ceará fazer o anúncio oficial do término das obras.
De acordo com a assessoria, o cronograma do projeto projetava a conclusão das obras para março último. Apesar de ter sido adiado para abril, a SEP não considera que tenha havido atraso, pois entende que não é possível marcar com exatidão o fim de uma obra.
Ampliação do calado
O projeto de dragagem do Porto do Mucuripe amplia a profundidade de 10,5 para 14 metros de calado e abre um novo canal de acesso às embarcações. O conjunto da obra agilizará a manobra e permitirá a movimentação de navios maiores no Terminal de Fortaleza.
A dragagem do Porto do Mucuripe envolve investimentos de R$ 54,6 milhões. A obra ampliará em até 30% a capacidade de movimentação do terminal portuário da capital cearense. A maior profundidade para atracação de navios vai expandir o número de linhas que passarão pelo Mucuripe.
Redução de custos
A adequação do porto da Capital cearense e dos demais terminais marítimos brasileiros se deve ao novo padrão de infraestrutura e tecnologia exigidas pela configuração logística do comércio exterior. A dragagem vem garantir que os portos nacionais persigam a excelência na operação, agregando valor e reduzindo custos no comércio exterior.
Até a conclusão, a dragagem deve retirar do mar 5,95 milhões de metros cúbicos de sedimentos , em uma área equivalente a 2,5 milhões de m², ou 250 campos de futebol.
PUBLICIDADE