A licitação para as obras de dragagem do Porto do Mucuripe entrou em reta final. De acordo com a Secretaria Especial dos Portos, a intervenção deve ser iniciada em 30 de agosto, elevando de 11,5 para 14 metros o calado. O investimento previsto é na ordem de R$ 63,8 milhões.
As obras de dragagem têm conclusão prevista em um prazo de nove meses, até 30 de maio do próximo ano, conforme a assessoria de imprensa da secretaria. Um dos principais benefícios com a dragagem do Porto do Mucuripe será o aumento na capacidade de operação e movimentação de navios de maior porte. O calado maior permite ao porto ter mais eficiência e, ainda, a redução de custos para usuários.
De acordo com a Companhia Docas, o porto teve uma movimentação de 971.377 toneladas no primeiro trimestre - um crescimento de 27,51% em relação ao mesmo período do ano passado.
A previsão inicial para o fim da licitação era junho próximo. A Secretaria Especial dos Portos aponta que, na última quarta-feira, houve inabilitação de empresas concorrentes no processo e o ministro Pedro Brito deu prazo de oito dias para uma nova entrega de documentos de habilitação. A secretaria também está em fase de contratação de projetos para a construção de um terminal exclusivo para passageiros no Mucuripe.
Fonte: O Povo (CE)
PUBLICIDADE