A Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, passará por uma transformação nos próximos anos, com investimentos para novos projetos e expansão de empreendimentos portuários e navais. Dada a relevância da área abrangida, os importantes monitoramentos ambientais realizados em função das obras do estaleiro e da base naval (EBN) do município de Itaguaí serão tema de uma das palestras do 11º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil 2015). O principal evento do setor portuário na área ambiental acontece na próxima semana, nos dias 7 e 8 de maio, no Rio de Janeiro.
O EBN está na fase de renovação da sua licença de instalação, acompanhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Durante sua palestra, o comandante Gilberto Huet, gerente de apoio ao licenciamento, da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) da Marinha do Brasil, apresentará um resumo das atividades decorrentes do Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, incluindo os monitoramentos realizados nos últimos quatro anos.
PUBLICIDADE
"Farei uma breve apresentação sobre os monitoramentos ambientais marítimos, de interesse comum dos empreendimentos na Baía de Sepetiba e no sentido de estabelecer-se um banco de dados", antecipou o comandante.
O Ecobrasil 2015 é organizado pela Revista Portos e Navios e tem a coordenação técnica de Heitor Ciuffo, da Cisporto Consultoria. As inscrições terminam nos próximos dias. Mais informações pelo email: ecobrasil@portosenavios.com.br. Clique aqui para saber mais sobre a programação do evento.