MSC

Em São Francco do Sul terminal se prepara para barcos maiores

Sem quase ninguém notar, São Francisco do Sul está fazendo o dever de casa. De forma até literal, o terminal do Norte de Santa Catarina prepara o terreno para os cargueiros cada vez maiores em trânsito pelo mundo. Barcos maiores e mais pesados precisam de maior profundidade nos canais de acesso ao mar. Ao custo de quase R$ 100 milhões, o terminal de São Chico remove milhões de toneladas de sedimentos do fundo do mar para permitir a passagem segura dos inacreditáveis navios de mais de 300 metros de extensão (dá 80 Unos Mille dos novos, lado a lado). Um desses já atracou no porto, mas com o calado maior (maior profundidade), as visitas desse tipo de cargueiros poderão ficar tão comuns como as toninhas da Baía da Babitonga.

Com o calado maior, cartão de visita pelo visto muito bem apreciado dos portos – “dizes que calado tens e te direi quem és” – , o terminal administrado pelo governo do Estado vai passar, no ano que vem, da marca de 10 milhões de toneladas movimentadas em um só ano. Portos não vivem só de calados e o desempenho vai depender da performance da economia mundial e também das reformas em berços de atracação – por falar em berço, Lula espantou-se com a expressão quando visitou obras anteriores em São Chico, em 2006: “Falou em berço eu pensei que era coisa para dormir, para criança dormir”. Ninguém está dormindo no porto. Desde meados da década, o porto se move.

Primeiro em busca do tempo perdido, depois atrás dos tempos que estão chegando. No caso da obra mais vistosa, mostrada nestas páginas, ainda não dá para ver nada. Dragagem e derrocagem (outra palavra familiar na área portuária) são no fundo do mar. Mas não vai demorar muito para navios mais graúdos estarem à vista de todos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Fonte: A Notícia (Joinville)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira