As ferrovias brasileiras movimentaram 49,37 milhões de toneladas de carga em setembro, uma alta de 8,25 em relação ao mesmo período do ano passado. A nova edição do Panorama Transportes da Infra S.A. mostra que esse é melhor resultado para o setor desde dezembro de 2018.
Os setores aquaviário e rodoviário também registraram alta na movimentação de cargas. Segundo o documento elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística, os portos registraram aumento de 5,9% de carga transportada com destino ao comércio exterior, com cerca de 88 milhões de toneladas movimentadas. Já o transporte de grãos por rodovias com destino ao exterior saiu de 6,13 milhões de toneladas em setembro de 2022 para quase 10 milhões em setembro deste ano, uma alta superior a 62%. Em 2023, o crescimento para esse tipo de transporte ultrapassa 35%.
PUBLICIDADE
No setor aéreo, o número de passageiros em pagos chegou em índices semelhantes ao período pré-pandemia, com 9,43 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, foram transportados 9,72 milhões de pessoas em setembro de 2019.
Empregos
Os bons resultados na movimentação de cargas refletiram no número de contratações. Em setembro, os setores acompanhados pelo Panorama Transportes registraram saldo positivo de 10533 admissões. Desde fevereiro, todos os meses de 2023 ultrapassaram a marca de 7.000 novos postos de trabalho.