MSC

Emap e VLI assinam memorando de estudos para ampliação do Porto do Itaqui

Estudos abrem possibilidade de investimento para construção de pera ferroviária e novo berço para embarque de grãos, entre outras obras

O governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e a VLI assinaram na quarta-feira (15) um memorando de entendimento para estudos de ampliação da infraestrutura do Porto do Itaqui. Os estudos podem concluir pela possibilidade de investimentos em estruturas como uma pera ferroviária na poligonal do porto, um novo berço para embarque de grãos, a capacitação de outro berço e a construção de armazéns, moega e interligações ferroviárias.

“O sistema portuário do Maranhão é o caminho natural para a produção do Matopiba e estados como Mato Grosso, Tocantins e Goiás, que estão dentro da área de cobertura do Corredor Norte da VLI. Os estudos para ampliação da infraestrutura do Porto do Itaqui reforçam nossa vocação para atender os clientes, o caráter desenvolvimentista da companhia, que é parceira do incremento da produção regional e do fortalecimento da pauta de exportações do Brasil”, disse o diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI, Fábio Marchiori.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Para Gilberto Lins, presidente da Emap, responsável pelo Porto do Itaqui, “o investimento em questão só reforça a grandeza de nosso equipamento e, principalmente, sua importância como hub logístico nacional. Além disso, demonstra a confiança de grandes empresas na forma como estamos conduzindo o maior porto do Norte/Nordeste”.

VLI e Emap trabalharão conjuntamente para atestar a viabilidade das obras, em um processo que deve ser concluído em até 180 dias. Uma vez definida a continuidade do projeto, as obras devem ser iniciadas em 2025. A capacidade a ser ampliada, condições operacionais e outros itens serão analisados na fase de estudos. A VLI já opera atualmente no Porto do Itaqui, por meio do berço 105, onde a companhia movimenta cargas como grãos (soja e milho), farelo de soja, ferro gusa e fertilizantes.



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira