Navalshore 2024

Embaixador conhece limitações para escoar produto boliviano

Um encontro realizado em Corumbá nesta quarta-feira (21) possibilitou ao novo embaixador brasileiro na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, conhecer detalhes da hidrovia do Rio Paraguai e suas limitações para o tráfego fluvial pelo Canal do Tamengo, principal via para escoamento dos produtos daquele país. O evento foi realizado pelo 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, comandada pelo Contra-Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, e contou com a presença dos prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e de Ladário, José Antônio Assad e Faria (ambos do PT), além de representantes de órgãos federais.
Domingos Sávio observou que o Canal do Tamengo apresenta três empecilhos para o escoamento dos produtos bolivianos pela hidrovia do Rio Paraguai: a rocha existente no Parque Marina Gattass; o arco da captação de água da Sanesul; e o Farol do Balduino. O primeiro e o último reduzem a calha, dificultando a passagem das embarcações. Já a captação limita a passagem em duas barcaças (uma atrás da outra) durante a cheia, e em uma no período de seca. Diante disso, ele acredita que a alternativa será a revitalização da ferrovia que liga a Bolívia a Ladário, com a utilização do porto da cidade vizinha, cuja construção está prevista no PAC das Hidrovias.
O prefeito José Antônio compartilha a mesma ideia e vai além: via Ladário, o transporte seria mais barato e com maior rapidez. Ele afirmou que a distância de Mutum a Ladário é de 23 quilômetros, bem inferior à distância de Mutum ao Porto Bush, que é de 95 quilômetros. Já existe projeto para construção de uma ferrovia neste último trecho. A alternativa foi apresentada ao embaixador, que assume o cargo entre setembro e outubro, para que ele tenha maiores subsídios quando for tratar desse assunto com as autoridades bolivianas.
Marcel Fortuna destacou o encontro como de extrema importância para conhecer um conjunto de fatores, as expectativas da região e as alternativas para escoar a produção da Bolívia pela hidrovia do Rio Paraguai. Em sua avaliação, as alternativas apresentadas são interessantes e forneceram subsídios para tratar do assunto com as autoridades bolivianas no futuro.
O encontro foi aberto pelo prefeito Ruiter e pelo comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Domingos Sávio. Além de Ruiter e José Antônio, falaram sobre o assunto o coordenador-geral de Hidrovias e Portos Interiores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Wilson Izidório Cruz; o assessor do Dnit, Frederico Augusto Dias; o superintendente da Administração da Hidrovia do Paraguai, Antônio Paulo de Barros Leite, entre outros. As explanações foram seguidas de um debate. À tarde, os participantes fazem uma visita embarcada ao Canal do Tamengo e à Hidrovia do Rio Paraguai, até a Granel Química, além de um sobrevôo na região.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Institucional/Antônio Carlos

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira