O embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geours, vai articular uma missão das autoridades de Suape ao país e também uma missão de executivos de empresas francesas ao Nordeste. “A nossa intenção é que as empresas francesas participem desse desenvolvimento que está só começando”, disse, referindo-se ao bom momento econômico que passa o Brasil e o Estado.
Na sua visita oficial a Pernambuco, o embaixador visitou o Complexo Portuário e a Usina Petribu, em Carpina, na Mata Norte. Segundo ele, a França compra açúcar da Petribu, que está importando uma máquina francesa para fazer o corte da cana-de-açúcar. “Os brasileiros conhecem bem uma forma integrada de produzir açúcar, etanol e energia, mas podemos compartilhar experiências”, comentou. Existe um grupo de trabalho formado por profissionais dos dois países que vão fazer pesquisas científicas sobre o assunto.
Ele argumentou também que as empresas francesas que têm interesse em desenvolver parcerias no Brasil atuam na área de petróleo, petroquímica, gás, veículos, farmacêutica, alimentação, energia, aeroportos e ferrovias.
2009 foi o ano da França no Brasil. Cerca de mil empresas participaram dos eventos. “Vamos ver com essas empresas que já tiveram os primeiros contatos como podem ir além disso”, afirmou. Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste visitado pelo embaixador, que embarcou ontem para Fortaleza, no Ceará, e também vai visitar Natal, no Rio Grande do Norte.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
PUBLICIDADE