O Porto do Rio de Janeiro está recebendo, desde o último domingo (13), grandes veleiros participantes do encontro Velas Latinoamerica 2022. O evento, organizado pela Marinha do Brasil, prossegue até o próximo domingo (20), com o objetivo de reforçar os laços de amizade, o intercâmbio cultural, profissional e social entre as Marinhas participantes. O acontecimento destaca também o papel exercido pela Marinha do Brasil na consolidação da nossa Independência, cujo bicentenário se comemora este ano (1822-2022).
Além do veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, estão atracados no terminal internacional de cruzeiros do Pier Mauá, no Porto do Rio de Janeiro, embarcações da Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. A etapa brasileira do evento foi iniciada no domingo (13) com o desfile naval dos navios veleiros participantes, que percorreram a orla do Rio de Janeiro, em frente às praias da Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.
PUBLICIDADE
Em prol do meio ambiente, os tripulantes dos navios participarão de uma “Jornada Ecológica” nesta quarta-feira (16), de modo a contribuir com a limpeza das águas (regata ecológica) e das praias (“clean up day”) da Baía da Guanabara. As atividades se encerrarão no dia 20, com o desfile naval, quando os navios seguirão para o próximo destino, em Montevidéu, no Uruguai.
Ao longo de quatro meses, os navios veleiros visitarão, juntos, cidades e portos da América do Sul e do Caribe. Além do Brasil e do próximo destino, Uruguai, navegarão também por Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, República Dominicana, Curaçao e México.